«As nossas soluções estão em constante desenvolvimento.»
Pedro Amaral (Sendys Group) assinala que procuram «antecipar ou responder às necessidades das empresas», visando «mais-valias ao nível da produtividade, da agilidade, da acessibilidade e da centralização da informação, assim como da poupança de tempo e recursos, mas principalmente trazer benefícios para os colaboradores».
Revista Human: Qual é a vossa aposta em termos de soluções tecnológicas para a área de RH?
Pedro Amaral: A nossa aposta assenta em soluções completas e modulares, totalmente integradas, que permitam fazer a gestão operacional de todas as áreas de RH (e não só) de forma eficiente. A integração total das aplicações permite economizar tempo, evitar a duplicação de tarefas e a dispersão da informação, proporcionando uma visão global de todos os processos da empresa. O ‘software’ Sendys é um sistema modular e totalmente integrado, escalável, que permite a implementação e a organização dos módulos de acordo com as necessidades de cada empresa. Dentro da área de RH, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, retenção de talentos, portais ‘web’ do colaborador, gestão de processos com ‘workflows’, gestão documental e ‘dashboards’ diversos que permitam a leitura rápida de indicadores-chave, são as soluções em que estamos a apostar.
Revista Human: Qual é o peso dessas soluções em termos do vosso negócio global?
Pedro Amaral:Temos uma oferta de soluções de gestão bastante abrangente. Em 2017 as soluções para a área de RH representaram 16% do nosso negócio, mas prevemos crescer já este ano como resultado das inovações que introduzimos e que estão a captar grande interesse no mercado.
Revista Human: Como foram construídas essas soluções e que mais-valias podem trazer às empresas?
Pedro Amaral: As nossas soluções estão em constante desenvolvimento e são construídas mediante análise permanente à evolução do mercado, de forma a antecipar ou responder às necessidades das empresas. As mais-valias para as empresas são ao nível da produtividade, da agilidade, da acessibilidade e da centralização da informação (visão global de todos os processos da empresa), assim como de poupança de tempo e recursos, através da agilização de tarefas e da simplificação de processos, mas principalmente trazem benefícios para os colaboradores, o recurso mais valioso dentro das empresas, pois deles depende toda a sua atuação. As nossas soluções de ‘software’ são também instrumentos de suporte à atração, ao envolvimento, à capacitação e à retenção de talento, introduzindo eficiência e agilidade nos processos e integrando todas as informações num único sistema.
Revista Human: Que tendências destaca em termos de suporte da tecnologia na gestão das pessoas?
Pedro Amaral: A tecnologia é atualmente o maior aliado na gestão de pessoas. É mesmo uma parceira estratégica na evolução da área de RH, pois permite gerir procedimentos com maior eficiência e melhorar a experiência do colaborador no dia-a-dia, diminuindo tarefas e barreiras burocráticas e aumentando o seu compromisso com a empresa. Ela pode automatizar rotinas e processos manuais, aumentar a produtividade e fornecer informações em tempo real para tomadas de decisão conscientes e informadas. A gestão de pessoas é atualmente um dos maiores desafios das organizações. Poder suportar todos os processos associados em ferramentas de produtividade competentes é uma das prioridades das empresas. Assim, enquanto produtores de soluções, somos um aliado estratégico e conseguimos mesmo redesenhar e ajustar determinadas funcionalidades e processos, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, cada cliente, cada sector de atividade, entre outros fatores.
Revista Human: Qual é a vossa estratégia para o mercado português ao nível da distribuição destas soluções?
Pedro Amaral: A nossa estratégia assenta no relacionamento próximo com o cliente. Só assim é possível entendê-lo e respeitar as suas necessidades. Construímos relações de grande proximidade, baseadas na disponibilidade e na comunicação transparente, o que nos permite oferecer um serviço personalizado de excelência. Temos uma oferta única em Portugal e estamos na vanguarda da oferta de soluções de ‘software’ de gestão integradas, mas também oferecemos um vasto leque de serviços complementares, o que nos coloca numa posição ímpar na oferta de soluções globais de TI [tecnologias de informação] para empresas. O Sendys Group integra as duas primeiras ‘software houses’ portuguesas (Alidata e Sendys), que acumulam experiência e competências, com muitas provas dadas.
Revista Human: E fora de Portugal, como estão a atuar?
Pedro Amaral: Fora de Portugal, nos países onde temos escritórios, atuamos diretamente em todas as fases, desde o levantamento da oportunidade até ao fecho e ao suporte. Nos países onde não temos escritórios, trabalhamos as oportunidades a partir de Portugal ou deslocamos pessoas e equipas de acordo com as necessidades. Nestes países, e ao nível das soluções de RH e de outras componentes de ERP [‘enterprise resource planning’], entramos através de clientes que vão para esses países ou já aí estão, mas trabalhamos sempre diretamente, sem intermediários, e deslocamo-nos para implementação de projetos, sendo o suporte técnico feito a partir de Portugal.
Revista Human: Estas soluções têm reflexo internamente na gestão das vossas pessoas?
Pedro Amaral: Sim, claro. É também uma das melhores formas de percebermos a sua aceitação, o reflexo na felicidade das pessoas e até as possibilidades de melhoria.
Percurso & Perfil
Pedro Amaral
Com duas décadas de experiência em ‘software’ de gestão, Pedro Amaral lidera a Sendys Consulting, que integra o Sendys Group com diversas outras empresas: Alidata, Labseal, Marca Criativa, Masterstrategy, Seal Angola, Seal Moz e Sort. Iniciou a sua carreira profissional como consultor informático, na Capgemini Portugal, em 1998. ‘Managing director’ da Sendys (sede em Lisboa) desde 2010, é ainda ‘managing partner’ da Alidata (sede em Leiria). Em 2015 acompanhou o nascimento da ‘start-up’ Labseal, em Cernache do Bonjardim, transmitindo junto da equipa responsável as melhoras práticas de gestão, com o objetivo de funcionar como laboratório de desenvolvimento de soluções inovadoras na área ‘mobile’. Em 2016, esteve envolvido na criação do Sendys Group, após a necessidade de uniformizar a identidade das várias empresas, assumindo a liderança juntamente com Fernando Amaral, o ‘chairman’, no desenvolvimento da imagem, do conceito e do ‘rebranding’ das empresas. Assumiu ainda funções na implementação da estratégia de internacionalização das soluções de ‘software’ do grupo, sendo responsável pelos mercados de Angola e China. A experiência adquirida, aliada ao conhecimento dos mercados nacional e internacional, permitiu-lhe a colaboração em projetos de grande relevo em mais de duas dezenas de países nos cinco continentes. Atualmente, como ‘managing director’ da Sendys Consulting, é responsável pela gestão das equipas de desenvolvimento, projetos, suporte e vendas das soluções de ‘software’ de gestão, assegurando a qualidade, a eficiência e o cumprimento da implementação das mesmas. É licenciado em «Engenharia e Informática de Gestão» pelo ISLA, atual Universidade Europeia, em Lisboa.