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Receita para uma oficina eficiente e lucrativa

"A oficina de sucesso é aquela que dispõe de uma solução tecnológica integrada que permite fazer, num único acesso, a gestão de todo o ambiente oficinal."
Receita para uma oficina eficiente e lucrativa

Por: Cristina Cardoso | Alidata

Quando, há uns meses, José Rui Felizardo, do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, num interessante artigo publicado no jornal Público, referia que o futuro do automóvel seria conectado, autónomo, neutro e modular, foi imediata e óbvia, para mim, a ponte para a tecnologia de suporte à manutenção e reparação automóvel. Também ela tem de estar em linha com estas tendências, oferecendo às oficinas ferramentas tecnológicas conectadas, modulares e autónomas, que respondam a dois objetivos fundamentais para qualquer empresa: eficiência e lucro. O ritmo de mudança é acelerado e não se compadece com soluções compartimentadas e amadoras.

A oficina de sucesso é aquela que dispõe de uma solução tecnológica integrada que permite fazer, num único acesso, a gestão de todo o ambiente oficinal. Marcações, orçamentos, serviços, obras, tempo de empregados, materiais, garantias, custos de obra e históricos completos, entre outras funcionalidades, como possibilitar um ambiente multi-oficinal ou multisecções, são essenciais para uma melhor perceção do negócio e cruzamento da informação em tempo real.

É, hoje, claro para todos nós que, tal como em qualquer outro setor, também no oficinal, a integração da informação entre as várias áreas ou departamentos, como oficina, pintura, chapa e escritório, entre outras, são elementares à gestão do negócio. Mas há que adicionar a simplificação dos processos, o acesso à informação em tempo real, em qualquer dispositivo e em qualquer ponto do mundo, a disponibilização de dados para uma análise simplificada, mas concreta no desempenho do negócio, assim como a gestão completa de custos. Uma visão 360º atualizada e integrada sobre o negócio, que compreenda as várias áreas ou departamentos, como stocks, oficina, faturação, receção ou outras, tem grande peso na eficiência e desempenho financeiro do negócio e pode, em última análise, fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso.

Num mundo cada vez mais digital, trata-se, também, de corresponder às expectativas do cliente, que conta ter disponível um portal e uma loja online, poder fazer marcações a partir do seu telemóvel, ver simplificada e abreviada a receção da viatura quando vai ser intervencionada ou, simplesmente, ser reconhecido na sua fidelidade à oficina. Ou seja, a tecnologia permite unir, na agregação de diferentes módulos, num único acesso, a gestão do negócio, mas, também, o envolvimento com o cliente. Tal como o futuro do automóvel, também o das oficinas, será, definitivamente, conectado.

 

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